
Desenvolver Talento, Potenciar Resultados na EFAPEL
Partilhe
A EFAPEL é uma empresa industrial que atua no mercado há mais de 40 anos, contando com cerca de 470 colaboradores. Dedica-se ao desenvolvimento e fabrico de produtos de qualidade para instalações elétricas de baixa tensão.
O principal desafio foi identificar o potencial de liderança e desenvolver os colaboradores da área da Produção, com o objetivo de potenciar o desempenho e acelerar a transformação da empresa.
Foi feita a identificação do conjunto de competências críticas para o exercício da liderança em contexto de Produção.
Selecionou-se uma metodologia de assessment ágil e robusta para diagnóstico, flexível e aplicável tanto presencialmente como online.
Esta incluiu:
Exercício de Role Play de Liderança;
Exercício de Grupo;
Entrevista de Motivação;
Questionário de Personalidade e Competências (OPQ).
A EFAPEL contou com a participação ativa de assessores internos. Cada colaborador recebeu um relatório individual, identificando pontos fortes, áreas de melhoria face às competências definidas e sugestões de desenvolvimento personalizadas.
Foi criado um benchmark interno que permitiu posicionar cada participante em relação ao grupo avaliado. Também foram realizadas sessões de feedback individuais, conduzidas pela chefia direta e pela equipa de RH.
Além disso, foram desenvolvidos analytics com base nos resultados globais, permitindo identificar os principais pontos fortes e áreas a trabalhar do grupo, bem como sugestões de atuação para minimizar fragilidades.
Com base nas áreas críticas identificadas no assessment, foram construídas ações de formação à medida. Participaram todos os colaboradores que estiveram envolvidos na avaliação, tanto os que já exerciam funções de liderança como os identificados com potencial para tal.
As formações foram organizadas em várias sessões práticas e curtas, focadas em comportamentos específicos.
Foi ainda promovida formação em competências de coaching às chefias diretas destes colaboradores, permitindo-lhes apoiar de forma mais eficaz o desenvolvimento das equipas.
Realizou-se também uma avaliação 360º aos colaboradores e às suas chefias, com feedback personalizado, reforçando o autoconhecimento sobre pontos fortes e áreas a desenvolver. Essas conclusões foram partilhadas em sessões de feedback individuais.
Resultados
A realização de um assessment para potenciais líderes trouxe diversas vantagens tanto para a organização como para os profissionais avaliados.
Do ponto de vista da organização, o projeto permitiu planear e tomar decisões mais fundamentadas relativamente à liderança das equipas da Montagem. Contribuiu para uma identificação mais consciente de talentos e, consequentemente, para a melhoria do desempenho organizacional.
Testemunhos
“A identificação e o reconhecimento do potencial dos nossos colaboradores possibilita reconhecer os seus pontos fortes e identificar, de forma rigorosa e objetiva, os pontos a desenvolver, orientando a formação e o desenvolvimento das pessoas.”
Teresa Cordeiro, DRH
“A realização dos assessment de identificação de potencial é a ocasião ideal para observarmos o comportamento e as reações dos colaboradores em contextos diferentes daqueles a que são expostos no trabalho, permitindo prever a tomada de decisão e a gestão de equipa em situações reais.”
Patrícia Girão, Assessora RH
“Foi um processo desafiante, mas que contribuiu para a minha autoestima, visto que me senti valorizada e reconhecida, independentemente do resultado da avaliação. Os desafios deixaram-me a pensar no que podia melhorar para potenciar o meu desenvolvimento.”
Carina Almeida, Participante











